Final de semana em Trindade RJ

Trindade é um bairro de Paraty, embora muitas pessoas confundam que seja uma cidade vizinha e eu só havia passado pra conhecer mas nunca havia me hospedado por lá, então bora contar o que achei…

Alguns pontos me encantaram no local, primeiro que é tão pequeno que tudo pode ser feito à pé, coloquei o carro na garagem na sexta à noite quando chegamos e só tirei no domingo na hora de ir embora.

Falando nisso, da capital são 285kms, cerca de 04 horas , então dependendo do horário que for chegar sempre alinhe com a pousada seu horário de chegada, no meu caso, foi 01 AM do sábado já. Me hospedei na pousada Serra do Sol, que também tem a opção do camping, tudo muito simples porém bem acolhedor, sendo o ponto alto a localização, bem na rua principal de Trindade e próximo ao comércio.

A nossa pousada não tinha café da manhã, então bora começar a primeira recomendação que é a Padaria Villa Marítima, por R$25,00 você toma um santo café da manhã com direito a crepioca, ovomaltine e sonho.

Tudo é sensacional, inclusive os dois dias fizemos o café da manhã lá mesmo, aos fãs de doce recomendo o pão de Nutella com leite ninho, é sensaaaa.

Saindo da Pousada, são 3 minutos caminhando até a Padaria, que inclusive, parece ser a maior e mais conhecida da Vila.

Eu estava ansiosa pra conhecer a Cachoeira da Pedra que engole, então comecei por ela, saindo da Pousada, da uns 10 minutos caminhando (chutando alto). O acesso é através da Praia do meio, caminhando até o canto direito, há algumas placas indicando o caminho, é preciso fazer uma trilha de uns 40 minutos para acessar a Cachoeira, eu a considero de fácil a moderada, por isso, recomento tênis, embora todos façam de chinelo, inclusive eu, há uns obstáculos e o risco de uma lesão aumenta sem um calçado adequado.

Ao chegar na Pedra, tem dois poços pra relaxar e tomar banho como esse da foto e a Pedra que engole é um pouco acima, é necessário escalar umas pedras para acessá-la.

Para quem tiver curiosidade de saber como é dentro da Pedra que engole, é só acessar o reels no meu insta (clique aqui).

Na volta da trilha parei na praia do meio para algumas fotos, por conta da pandemia, decidimos não ficar, a praia estava meio cheia 🙁

A próxima parada foi almoço no Ardendia Bar, que fica na praia dos ranchos, ambiente rustico, beira mar e com comida maravilhosa. O preço não é dos mais em conta, mas valeu muito a pena pela qualidade e ambiente.

Esse camarão na moranga serve em média quatro pessoas, e se não me falha a memória, custou menos de R$200,00. Pra acompanhar esse belo prato, fui de Jorge Amado, um drink feito com a cachaça local de Paraty, é a Gabriela com aroma de cravo e canela. Não dá pra sair da cidade sem provar!

Pós almocinho rolou mergulho e entardecer na praia dos ranchos, nesse período estava mais vazia e tem um mar bem tranquilo pra banho.

Para a noite, recomendo uma volta ao centrinho, são muitas opções de lojinhas e lindos artesanatos e na parte gastronômica, muitos bares e restaurantes, inclusive vai a minha dica.

Descobri que a Villa Marítima, onde tomamos café tem um restaurante bem no centrinho e claro, que fomos provar a famosa pizza!

Tem opções de pratos além da pizza, que inclusive era lindos e cheirosos, mas a ideia era comer uma besteirinha mesmo, então fomos de brotinho de Palmito e a de chocolate, e definitivamente foi uma ótima escolha, as pizzas são muito recheadas e gostosas e num preço médio de R$50,00 a grande, achei um preço muito justo.

Pro nosso segundo e infelizmente, último dia nesse paraíso, decidimos conhecer outro ponto indispensável, a Piscina Natural do Cachadaço, que é uma região cercada por rochas que formam piscinas deliciosas, cheia de peixinhos e águas cristalinas.

O acesso pode ser feito por uma trilha que se inicia também ao atravessar a praia do meio (como a Pedra que Engole) ou por barco, pegamos um barco na praia dos ranchos e combinamos com o Daniel (@daniellacativa no instagram) um dia antes para as 07:30am , ele foi super prestativo e topou nos levar bem cedinho, os outros barqueiros só iniciam entre 08:30/09:00hrs e a nossa ideia era ir bem cedinho para pegar o paraíso bem vazio, a partir das 09:00hrs começa a ficar mais cheio e não tão legal para fotos como gostariamos.

Gostamos tanto que até perdemos a hora!!!!

O nosso último passeio foi com a Santa Trindade Tours, e claro que não poderíamos perder o tradicional passeio de barco por Paraty, o passeio se inicia em uma da Marinas de Paraty, a empresa é muito atenciosa, eles nos mandam a localização certinho de onde se inicia o passeio. Da pra ir de carro ou pegar um onibus na vila de Trindade.

O passeio se inicia as 11:00hrs e vai até 16:30/17hrs, fizemos Ilha dos Cocos, Praia Vermelha (onde paramos pra almoçar no bambu bar, inclusive, não indico, pagamos um valor alto por uma comida sem tempero e que definitivamente não valeu o valor e a ultima foi a Ilha da Pescaria. O passeio em si é incrível, custou R$150,00, uma escuna bem estruturada, com bar, frutinhas de cortesia durante o trajeto e muita atenção por parte de todos. Recomendo esse tour 🙂 (inclusive, acessem o reels para ver mais sobre as ilhas https://bityli.com/RGZqb).

Finalizo esse post com lembranças gostosas e muita vontade de voltar, Trindade é aconchego e muita paz!!!