O Parque Estadual do Jalapão é uma unidade de conservação localizada no estado do Tocantins composta por diversos municípios : Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. A vegetação é um ponto que também chama atenção, uma mistura de cerrado e caatinga , onde surgem rios com aguas cristalinas , fervedouros e cachoeiras de belezas indescritível. Sem dúvidas estou escrevendo o post do lugar mais lindo que fui em toda minha vida!
A primeira coisa que você deve saber é que a melhor maneira de aproveitar o Jalapão é contratando um pacote com agência, os pontos turísticos são inacessíveis com veiculo normal então você precisará de um 4X4, a depender da época escolhida atolar é o normal, então guias com experiências sempre serão uma melhor opção caso haja perrengue. Além disso, estamos falando de uma área remota do país, não há sinal de celular nem rotas bem demarcadas , o que dificulta bastante em uma viagem por conta. A minha indicação é o pessoal da Canela de Ema Ecoturismo.
Quando ir ao Jalapão?
Pode ser visitado o ano todo afinal você sempre encontrará um calor de 30 graus e águas deliciosas. Os meses de seca vão de Maio a setembro e são os mais recomendados.
Se você decidir ir na época de chuva, a emoção é maior nas estradas afinal há maior risco de atolar e alguns fervedouros podem ficar com a água mais turva (detalhe: são apenas alguns).
Eu fui em abril, uma época considerada de chuva e não peguei nenhum dia de chuva, aproveitei tudo com grande tranquilidade, minha recomendação é que você vá!
A agência tem pacotes distintos que vão de 02 até 07 dias e eu recomendo no mínimo 04 que foi o quanto eu fiquei, nesse tempo consegui ter um gostinho do Jalapão e conhecer de tudo um pouco. Ah, a viagem é bem cansativa então por esse motivo , para o meu momento foi um tempo ótimo. Os pacotes incluem transportes, ingresso dos atrativos e alimentação, você não precisa se preocupar com nada , apenas curtir!
Se você for de avião o seu destino será Palmas e você deverá chegar um dia antes de começar a expedição pro Jalapão e ir embora um dia depois , isso porque a agência te busca cedinho no seu hotel em Palmas e te devolve após o pôr do sol (a distância entre Palmas e o Jalapão é de 04 horas). Eu me hospedei em Palmas no Hotel Jalapão e recomendo muito, o hotel é bem localizado, quartos amplos e confortáveis, além de um delicioso café da manhã. Se você puder dar uma esticadinha em Palmas, eu super recomendo, tem post sobre a Capital mais jovem do brasil aqui.
A viagem é bem cansativa, normalmente você andará 300 ou 400 kms por dia em estrada de terra para ir conhecendo os atrativos , ou seja, é mais tempo no carro do que aproveitando.
Iniciei na primeira noite dormindo no município de Ponte Alta , segunda noite em Mateiros e a Terceira em São Félix, e essa é uma parte cansativa também, trocar de hospedagens todos os dias. Isso não significa que eu não recomende porque foi uma das melhores viagens da minha vida, mas que não é pra todos e o intuito aqui é te contar nada mais que a verdade!
Apesar dessa dificuldade, o acesso aos atrativos é fácil e não precisa caminhar muito, chinelo nos pés são suficientes.
São diversas opções de roteiros e posso garantir que tudo vale a pena, mas eu recomendo que você inclua meus atrativos favoritos: Lagoa do Japonês, Fervedouro Bela Vista e Cachoeira da Formiga. uma outra dica é levar dinheiro em espécie, afinal muitos lugares não passam cartão e nem tem sinal e leve um dinheirinho a mais , o artesanato de capim dourado é maravilhoso, além de levar suas lembranças você ajuda a comunidade local, que são 100% dependentes de turismo ( anteriormente ao sucesso do turismo na região os locais viviam de roça e subsistência)
Meu roteiro:
Dia 01:
- Lagoa do Japonês
- Almoço na Lagoa do Japonês
- Pôr do Sol na Pedra Furada
Dia 02:
- Canion Sussuapara
- Almoço em uma Comunidade Quilombola
- Prainha do Rio Novo
- Pôr do Sol nas Dunas do Jalapão
Dia 03:
- Cachoeira da Formiga
- Parada nas lojinhas
- Almoço no restaurante do Leo (o melhor que fomos)
- Fervedouro dos Buritis
- Fervedouro do Ceiça
Dia 04:
- Fervedouro Bela Vista
- Almoço
- Cachoeira das Araras
- Pôr do Sol em Palmas
E aqui vão algumas dydicas que eu adoraria ter lido antes de ir pro Jalapão:
- Leve óculos de natação (você precisa ver toda beleza de dentro da água)
- Uma roupa de banho por dia (não vai ter tempo suficiente pra secar)
- Nem perca tempo levando calça, blusa de frio, tênis (você não vai usar)
- Leve uma bucha de banho (meus pés ficaram encardidos e eu tive que comprar)
Um outro ponto importante é que não podemos utilizar protetor solar, apesar do calor, e nem repelente, mesmo estando completamente cercados de natureza, isso porque os atrativos são próximos a nascentes e fervedouros por exemplo, são nascentes de rios subterrâneos que não tem espaço pra vazão da água, e o intuito é evitar contaminação. Eu fiquei toda queimada e tomei muitas mordidas de mosquito, mas faria tudo de novo. O gasto total da minha viagem foi de R$3.105,00.
Escrevi esse post morrendo de saudades a agradecendo muito por ter vivido tudo isso, Jalapão é definitivamente o lugar mais lindo que conheci, eu nunca vi tantos atrativos diferentes e exuberantes em uma viagem! Recomendo demais essa experiência e espero poder voltar em breve!